Acetileno

É um gás muito instável, suscetível a perigosas decomposições ou polimerizações. No estado líquido, sua instabilidade é tal, que pode ser considerado como um explosivo. No estado gasoso não pode ser utilizado em pressões superiores a 1,5 kg/cmdois. No estado dissolvido, no entanto, adquire estabilidade, sendo a acetona o solvente ideal.

A solubilidade do acetileno na acetona é aproximadamente 25 litros por litro e por atmosfera, aumentando diretamente com a pressão, que pode atingir 15 atmosferas no máximo. Portanto, um litro de acetona pode receber 25 x 15 + 375 litros de acetileno. Dissolvendo o acetileno, a acetona se dilata, aumentando 4,7% em volume por 25 litros de gás dissolvidos em cada litro de acetona,a condutibilidade térmica.

O acetileno pode ser obtido industrialmente por dois processos:

  1. Ataque do carbureto de cálcio (CaC2) por água em aparelhos denominados geradores de acetileno. Há produção de acetileno gasoso e cal com resíduo, segundo a reação. CaC2 + 2H2O > C2H2 + Ca (OH)2.
    Dependendo da forma de ataque, os geradores podem ser:
    . queda do carbureto na água;
    . queda de água no carbureto e
    . de contato.
    Cada um dos tipos mencionados pode ser classificado, segundo a pressão de geração, em:
    . baixa pressão, inferior a 50gr/cm²;
    . média pressão inferior a 500gr/cm² e
    . alta pressão inferior a 1500gr/cm².
  2. Craqueamento de hidrocarbonetos naturais nos grandes estabelecimentos químicos, sendo o acetileno um produto intermediário para a produção sintética de muitos derivados orgânicos.
    O acetileno para a soldagem é fornecido pelo fabricante em cilindros especiais de aço, na pressão de 15 atmosferas. O acetileno pode ser produzido pelo próprio usuário, desde que ele tenha gerador próprio.

A conveniência econômica da produção do próprio acetileno subsiste somente para usuários que tenham consumo tal a justificar e compensar os ônus e os seguintes inconvenientes:
. necessidade de adquirir um gerador, atendendo normas de manuseio, manutenção e segurança,
. estocar o carbureto de cálcio e
. oferecer uma destinação adequada para a eliminação da cal residual.